domingo, 19 de julho de 2009

Coluna social de Gaspar


Compulsando a edição¹ dessa semana do Jornal Mêtas, pequeno jornaleco² de circulação no município de Gaspar, chamou-me a atenção a matéria de maior destaque à fl. A4, intitulada de: "Ônibus adaptados começam a circular em Gaspar"³.

Em apertada síntese, a matéria versa sobre a aquisição de novos ônibus pela Auto Viação do Vale, empresa responsável pelo transporte coletivo urbano em Gayspar, os quais são adaptados para portadores de necessidades especiais.

Ainda de acordo com a matéria jornalística em comento, os novos ônibus adaptados irão atender, entre outros bairros, o "Bela", localidade aonde eu resido.

Tal notícia deveria ser motivo de comemorações, caso vivessimos na Noruega ou na Dinamarca, países em que o poder público se deu ao trabalho de construir calçadas ao longo das ruas.

Já na cidade Coração do Vale, por sua vez, ônibus adaptados à portadores de necessidades especiais só seriam de alguma valia caso a Administração fornecesse aos cadeirantes cadeiras de rodas voadoras, pois em nosso amado município não existem mais de 5 metros contínuos de calçadas com algum tipo de calçamento e devidamente niveladas, aptas a propiciar que um cadeirante vá de sua casa até o ponto de ônibus mais próximo sem o auxílio de jatos, helices ou asas.

Imagine que se nem na Avenida da Comunidades, principal via da cidade, não se deram ao trabalho de construir uma merda de calçada, imagine então como é a situação nos bairros. É uma merda, digo, uma lama.

Aqui no Bela Vista mesmo, calçada é lenda; todo mundo já ouviu falar, mas ninguém nunca viu uma.

Mas enfim, quando eu fizer meu primeiro milhão adevogando, mudar-me-ei para a escandinávia. Enquanto esse dia não chega, vou andando na lama mesmo.

--
1 - Ano IX, número 606.
2 - "Desculpem o pleonasmo"
3 - @ Jornal Mêtas - A primera imagem que ilustra esse post também foi surrupiada do link retro mencionado. A segunda imagem foi surrupiada daqui.

Nenhum comentário: