quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Revolta Popular em Gaspar


A notícia de que, a partir do ano que vem, os ônibus da Monstro Vale não mais poderão circular pelo centro de Blumenau caiu como uma bomba na comunidade gasparense.

"Bua, bua, agora vou ter que saltar no Terminal da Fonte e ter que pegar outro ônibus pra chegar na Furb", choramingam os gasparenses despossuídos;

"Isso não vai resolver o problema do trânsito no centro de Blumenau", queixam-se outros gasparenses com lágrimas escorrendo pelo rosto.

Trata-se, a meu ver, de "tempestada em copo d'água". Oras, se eu que moro no Bela Vista preciso parar no Terminal da Fonte antes de ir para qualquer outro lugar, por que não podem os gasparenses de outros bairros procederem da mesma maneira?

Qual o grande drama? Qual a grande celeuma? Qual a grande dificuldade? Eu me pergunto.

Tendo que parar no Terminal da Fonte, o gasparense tem a possibilidade de ali pegar um ônibus pra qualquer lugar de Blumenau, sem necessidade de pagar mais uma passagem. Não mais precisando estar vinculado a rota da Monstro Vale.

Digamos que você queira ir pro Garcia, pra Velha, pras Itoupavas sem pagar outra passagem; a partir do ano que vem isso será possível, basta saltar no Terminal da Fonte e ali pegar qualquer ônibus.

Caso eu ainda dependesse dos ônibus da Negro Vale, isso seria motivo de comemoração para mim, e não de tristeza.

Isso sem contar, que os horários de ônibus em Blumenau se pautam por princípios minimamente lógicos, ao contrário dos horários daquela empresa maligna que, a revelia da lei, detêm o monopólio do transporte coletivo intermunicipal em Gaspar.

Além do mais, não pode ser tão dífil assim ter que fazer uma única paradinha de nada antes de chegar ao seu destino final. Afinal de contas, eu faço isso todo dia. A não ser, é claro, que ter que parar no Terminal da Fonte para lá pegar outro ônibus desafie a inteligência do gasparense médio...

De qualquer forma, no fim, todos os abaixo-assinados, todas as manifestações populares, todas as lágrimas derramadas, tudo será em vão, pois se o município de Blumenau não quer ônibus intermunicipais em seu centro, ônibus intermunicipais não circularão em seu centro. Até por que, pouco se pode fazer nesse sentido, e tal atitude daquela prefeitura será acompanhada por uma série de outras medidas para otimizar o fluxo de ônibus nas principais vias centrais da Europa Brasileira.

Logo, amigos gasparenses, quanto mais tempo vocês ficarem vertendo lagrimas, menos tempo terão para perceber o quão vantajosa será essa mudança

Mas enfim, se um gasparense não estiver reclamando, ele não é verdadeiramente um gasparense.

Nenhum comentário: