sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Associação dos poetas gasparenses

Era uma bela manhã ensolarada quando acordei. Lá fora, os passarinhos voavam serelepes pela brisa fresca da manhã, enquanto entoavam belas canções de amor com seus delicados, porém letais, bicos.

Abri a janela para que pudesse melhor ouvir o cantarolar dos pássaros que enchiam belamente o céu. Seriam canarinhos? Talvez sabiás vermelhas? Infelizmente não sou um perito na arte da identificação de pássaros, apenas um amante da música e das coisas simples da vida. Sentei-me na sacada e por alguns breves instantes todos os meus sentidos se voltaram para o doce assobiar dessas singelas criaturas voadoras. Quisera eu ser um passarinho e cruzar livremente os céus. Quisera eu.

Despedi-me das aves cantoras e desci para o primeiro andar da residência. Comi um pãozinho francês com doce de leite, enquanto degustava de um copo de achocolatado com leite. Duas colheres de achocolatado e algumas centenas de mililitros de leite, para ser mais especifico.

Sentei-me ao computador e dei uma olhada nos meus e-mails. Para minha infelicidade, mais uma vez um imbecil havia se aproveitado do AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem, para mandar para todo mundo que cursa direito na FURB um texto falando mal do Décio Lima, que é do PT, do prefeito de Itajaí, que é do PT, e do PT, que é a sigla do Partido dos "Trabalhadores". Referido texto, a revelia da lei, imputava aos detentores de cargos eletivos supra mencionados uma série de ofensas. Isso sem contar as acusações gratuitas, sem qualquer tipo de fundamento. O tom do e-mail era aquele clássico: "o PT é bobo; os partidos neoliberalistas que apoiaram a ditadura militar são legais. Eu leio Veja, logo só existem verdades absolutas, sendo que o que eu eu penso sobre a atual conjuntura política nacional é a forma correta de vê-la e não pode ser questionada, sob pena de afrontar os pilares da sociedade 'livre' e da 'democracia'. Blablablabla sou um imbecil."

Não sou do PT, não sou simpatizante do PT, nunca votei no Décio Lima, nem conheço o prefeito de Itajaí.

Mas veja que o AVA "é um sistema de gerenciamento do ensino e aprendizagem que funciona pela Internet. Através desse instrumento a universidade pretende aumentar cada vez mais a interação entre os membros da comunidade acadêmica. [...] Através do AVA-FURB são disponibilizados arquivos com o conteúdo das aulas"¹.

Oras, o cara não precisa ser muito inteligente para assimilar que o AVA é um instrumento de ensino e não de panfletagem política.

Considerando esses pontos, eis a resposta que mandei para o remetente:


"Por favor, guarde suas opiniões politiqueiras para você mesma, ou, ao menos, não envie esse tipo de coisa para mim. Até por quê, como você deve saber, a função do AVA é a disseminação de conteúdo de aula e não de panfletagem politica.

Acrescento, ainda, que difamar ou caluniar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação ou atribuindo-lhe a prática de crime sem que haja uma sentença penal condenatória transitada em julgado, são práticas passíveis de persecução no âmbito cível e penal, conforme legislação vigente; mas isso você, enquanto estudante do curso de direito, já deve saber. Assim, se eu fosse você, eu tomaria mais
cuidado com o que eu escrevo e mando para pessoas que eu sequer conheço, quiça saiba suas ideologias políticas

Veja, minha cara, não me entenda mal, mas não existem verdades absolutas, cada um pensa o mundo da sua forma, e não é porque eu não gosto do partido X ou partido Y que eu vou ficar enchendo o saco de pessoas que, como já disse, eu sequer conheço e que podem ver essa situação de forma diversa.

De qualquer sorte, caso você queria que as pessoas saibam o que você pensa sobre essa questão, aconselho que você mande uma cartinha para o seu jornal favorito ou crie um blog ou qualquer outra coisa que não inclua a utilização indevida do AVA.

Abraços.

R."


Ao terminar minha resposta, era como se eu tivesse uma escola de samba sob o peito; meu coração batia forte da excitação de mandar, subjetivamente, um "cala boca, porra" para um burguesinho hedonista, egoísta e consumista de merda. Respirei fundo algumas vezes e, a cada respirada, meu coração ia, lentamente, retomando ao seu ritmo normal. Parei por um segundo, ao fundo eu ainda podia ouvir o doce piar das andorinhas.

¹ - http://ava.furb.br/ava/portal/ambiente.php - Acesso em 05/12/08

2 comentários:

Anônimo disse...

Viajando nas férias ou já voltou pro tio Sam? Talvez uma mudança a mais de enderêço? Assim fica difícil acompanhar as desventuras de um gasparense que relaciona-se com uma jovem chamada C.B., entre tantas coisas interessantes.
Ou desinteressantes, mas que servem pra desviar a atenção de gente como eu, que vivem na internet cavucando coisas da vida dos outros que nos distraiam da nossa própria. De qquer forma, um bom ano novo para o casal e, ao gasparense, minha torcida pela sua ultrapassagem dos limites de uma vida que poderia ser bem pior.Ou melhor...

Anônimo disse...

Fala sério. Moderação dos comentários? É... algo não te fez bem nps últimos dois anos.