Não pretendo me alongar muito, mas recentemente me deparei no Ergástulo Blumenauense com uma situação digna de nota aqui neste (pouco lido) blog.
Antes, um breve esclarecimento para os leigos: Segundo a Lei de Execução Penal, remição é o instituto através do qual o preso trabalha dentro do presídio para ter sua pena diminuída, na proporção de 3 dias de trabalho = 1 dia a menos de pena. Tá ligado?
Então, essa semana, uma estudante, odeio a expressão "acadêmico(a)", de direito da FURB foi até o maior estabelecimento penal da região com o fito de desenvolver uma pesquisa de campo. É que ela esta fazendo um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o instituto da remição e obteve autorização do Diretor do Presídio para passar um questionário para os "reeducandos" responderem.
O questionário continha algumas poucas perguntas de fácil resposta como: Você trabalha dentro do presídio? Se não, gostaria de trabalhar? Sabe o que é remição? et cetera
A última pergunta do questionário era: Você possui alguma habilidade ou profissão anterior ao encarceramento que lhe auxiliaria a desenvolver algum tipo de trabalho dentro do presídio?
Dos questionários respondidos a que pude ter acesso, as respostas de três presos a essa pergunta me chamaram a atenção, quais sejam:
- ladrão
- vagabundo
- já pulei o muro altas vezes
É claro que esses três questionários estavam apócrifos...
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Como falsificar a grade de remições
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário