quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Como falsificar a grade de remições


Não pretendo me alongar muito, mas recentemente me deparei no Ergástulo Blumenauense com uma situação digna de nota aqui neste (pouco lido) blog.

Antes, um breve esclarecimento para os leigos: Segundo a Lei de Execução Penal, remição é o instituto através do qual o preso trabalha dentro do presídio para ter sua pena diminuída, na proporção de 3 dias de trabalho = 1 dia a menos de pena. Tá ligado?

Então, essa semana, uma estudante, odeio a expressão "acadêmico(a)", de direito da FURB foi até o maior estabelecimento penal da região com o fito de desenvolver uma pesquisa de campo. É que ela esta fazendo um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o instituto da remição e obteve autorização do Diretor do Presídio para passar um questionário para os "reeducandos" responderem.

O questionário continha algumas poucas perguntas de fácil resposta como: Você trabalha dentro do presídio? Se não, gostaria de trabalhar? Sabe o que é remição? et cetera

A última pergunta do questionário era: Você possui alguma habilidade ou profissão anterior ao encarceramento que lhe auxiliaria a desenvolver algum tipo de trabalho dentro do presídio?

Dos questionários respondidos a que pude ter acesso, as respostas de três presos a essa pergunta me chamaram a atenção, quais sejam:

- ladrão
- vagabundo
- já pulei o muro altas vezes

É claro que esses três questionários estavam apócrifos...

Nenhum comentário: