quinta-feira, 1 de abril de 2010

Apartamentos na Alameda

Lá onde eu laboro, há uma pequena cozinha onde as pessoas se reúnem na hora do almoço para rangar.

Então, um dia desses, lá estava eu silenciosamente comendo um X-Salada. Além de mim, devia haver umas 5 advogadas na mesa. Elas conversavam animadamente, pra variar, sobre o ganhador do Big Bosta Brasil. Em seguida, contavam seus planos caso algum dia viessem a ganhar 1 milhão de reais.

Nisso, uma guria comentou que no dia anterior havia assistido uma palestra na FURB sobre o processo de favelização em Blumenau. A guria, uma advogada de quase 30 anos, contou sua surpresa ao descobrir que havia favelas em Blumenau. Todas as outras advogadas receberam a informação com igual surpresa.

Normalmente me calo perante as asneiras que ouço naquela maldita cozinha, mas aquilo ali era demais.

- Sério, em que mundo vocês vivem? Claro que há favelas em Blumenau. Onde é que tu acha que aquela empregada doméstica que limpa a tua casa mora? Numa cobertura triplex na Alameda? E aquela cambada de malocas que enchem nossas ruas, vocês acham que eles vem de onde? Tome alguns segundos pra olhar ao seu redor e será possível ver que quase todos os morros de Blumenau já foram tomados por casebres. Bla bla bla.

Minha opinião, por óbvio, caiu em ouvidos surdos. Todas me olharam perplexas e eu me lembrei por que evito me manifestar naquele lugar.

Em seguida, como bons boizinhos do consórcio Revista Veja/Rede Globo, concluíram que o problema da favelização em Blumenau era culpa do Governo Lula, que dá dinheiro aos pobres, e do MST, que invade áreas proibidas. De posse de tal conclusão, deram-se por satisfeitas e voltaram a tecer comentários sobre a péssima programação televisiva.

Nenhum comentário: