quarta-feira, 16 de abril de 2008

As pérolas do Professor Mirabolante



Professor Mirabolante era um cara que foi meu professor na faculdade. Ao lecionar sua matéria, ele sempre gostava de contar mentiras grandes feitos de sua carreira jurídica, em especial as indenizações milionárias e mirabolantes (dai que veio o apelido) que seus clientes receberam. Dai, eu sempre anotava as coisas que ele falava em aula e postava no meu antigo blog. Desta forma, para que suas sábias palavras não se percam, mas sim, entrem para os anais da história, faço constar aqui as famigeradas "Pérolas do Professor Mirabolante":


- Hoje em dia virou moda entrar com ação de assédio sexual. Não dá nem mais pra dizer: "vem amor, que é tudo seu" que já é assédio sexual;

- Eu acabei de sair de uma audiência de instrução de 3 horas. Fiz 150 perguntas;

- Meu cliente estava na empresa há uma semana. Faltou o operador de moto-serra e botaram ele pra substituir o cara. Ensinaram ele ali na hora com usar a máquina, que ele tinha que fazer "assim e assim". Ele fez "assim" e deixou 4 dedos na máquina;

- Este processo está em Brasília, em breve vou lá tomar uma cafezinho;

- Para mim, toda sentença é obscura (falando sobre os embargos de declaração);

- Todo advogado trabalhista tem que contar o prazo nos dedos;

- Isso que eu vou dizer, os autores não dizem, porque os autores, via de regra, não dão aula;

- *Escreve no quadro: Sine Die* Alguém aqui fala inglês? saine dai;

- Eu era o único advogado trabalhista do Grupo Perdigão, que, na época, tinha 13 mil funcionários. Eu tinha 3 secretárias, cheguei a fazer uma média de 100 contestações por dia *a sala começa a rir* digo, por mês.

- 18 anos dando aula na *universidade* e não muda, giz é podre. Pelo menos nas outras universidades que eu leciono o quadro não é assim;

- Eu to ficanco de barba branca e exibido;

- Dai, como diria Sofóclis: "fudeu-se";

- Esse ano processei uns dois ou três advogados por erro processual;

- Isso, se você errar, você perde a carteira da OAB. É o que eu chamo de "bostaço jurídico";

- Claríssimo como a água que desce da montanha. Esse final de semana vou ir pescar truta;

- Não é frescura apagar o quadro assim. É a melhor forma de não respirar pó de giz. Por que depois de 22 anos respirando pó de fiz, as chances de eu contrair uma pneumoconiose são altíssimas;

- Essa é do meu livro: 7101 perguntas do direito do trabalho sem resposta;

- Pra saber o valor do preparo tem que ver a resolução do TST *alguém pergunta: qual o número dessa resolução?* Eu sei, mas não vou dizer;

- Pra elaborar a guia de recolhimento de custas eu mando as minhas secretárias entrarem no site do TST;

- Pessoal, guarde bem essa listinha, porque vai precisar. Pessoal que vai fazer prova da Ordem então, nem se fala;

- Eu não leciono só na *universidade*, leciono em 3 ou 4 outras universidades;

- Isso é mais enrolado do que baile de minhoca;

- Eu não admito que a parte tenha jus postulandi, nem que a vaca tussa. Sou eu marchando contra milhões, e eu é que estou certo. Mas nem quero falar sobre isso agora para não me irritar;

- Errou, pagou!

- Correição parcial é o recurso interposto contra ato abusivo do juiz de direito na corregedoria. É eficaz!

- Um bom advogado conhece todos os 127 recursos da justiça do trabalho;

- Eu, nesses 22 anos que estou em sala de aula,...

- Não tenham um ataque de futurite(?)

- Como disse meu amigo: Quem anota não esquece, quem não esquece é cumpridor dos seus deveres;

- Vou perguntar em latim.

- Não é que nem aquele não de namorada, que é um sim;

- O pessoal que não estudou comigo sai da faculdade dizendo que existe um código de direito do trabalho;

- Não pensem que advogo só na Justiça do Trabalho;

- Esse artigo tem que ser como a primeira vez, inesquecível;

- Tem que contar nos dedos, que ai não tem erro, a não se que o cara não tenha um dos dedos;

- Não importa se o juiz vai gostar ou não, ele tem a obrigação de atender os advogados;

- Eu tenho escritório aqui em Blumenau, em Itajaí e Jaraguá do Sul. A corrida é boa, mas eu me divirto;

- Aqui dentro (segurando um pendrive), tem todo o meu trabalho de 15 anos, modelo de todo tipo de petição imaginável, inclusive modelo para processar escrivão e chefe de secretaria;

- Quando eu vou de terno pra audiência, é porque o bicho vai pegar;

- Estou pedindo numa ação um milhão e duzentos mil reais. Não dá nem pra comprar o iate que eu queria. O que dá pra comprar com um milhão de reais? Eu coloquei isso na petição.

- Já lecionei todas as matérias do curso de direito;

- Este pais é uma maravilha para advogar, só quero ver o que vai dar, tô ansioso;

- Vou enfrentar o pleno do TRT. *um aluno pergunta: enfrentar ou convencer?* As vezes é enfrentar mesmo, pois o pleno é uma verdadeira fogueira das vaidades;

- Tão logo o Papa ir embora, o Lula irá regulamentar um projeto de lei que regula a greve dos servidores públicos;

- Tiraram a lombada eletrônica da frente das Linhas Círculo, mas eu continuo passando devagar. Qualquer coisa é só colocar o pé debaixo do carro. Quanto vale um pé?!

- Grafem bem este artigo, pois uma vírgula pode mudar a vida da gente;

- Se numa briga tiver dinheiro envolvido, tem confusão;

- Em direito tudo pode;

- Meu cliente perdeu 4 dedos e ganhou R$ 100.000, R$ 25.000 para cada dedo. É muito pouco. Recorri. Eu falei pro juiz, se fossem seus dedos, valeria muito mais.

- É bom anotar isso, porque você não vai encontrar nos livrinhos da biblioteca, é praxis jurídica;

- Você tem a opção de fazer a contestação oralmente na audiência por 20 minutos. Mas eu não aconselho. Exceto depois de uns 20 anos advogando na justiça do trabalho, porque ai sim você por ir só com a caneta para a audiência;

- O prazo para responder a contestação é de 20 à 30 dias, a critério do juiz, o normal é ele dar 20 dias, mas eu sempre peço 30. "ah, é muito tempo". O processo vai rolar uns 5 anos mesmo, que que custa me dar mais 10 dias?

- Anote lá, se quiser;

- Escreva com uma caneta fosforecente rosa;

- Depois que eu vi o papa falando melhor que o Lula, tô caprichando no latim;

- Depois de vocês contestarem umas 2 mil ações, vocês vão assimilar isso ai direitinho;

- Quem disser o que é isso, obtera um terço e meio de um ponto na média;

- (...) agora em latim, to treinando com o Papa;

- Ganhei muitas ações na minha vida só alegando preliminares;

- Isso, bem memorizado, é meio caminho andado;

- *um telefone toca na sala* Se for para mim, diga que estou ocupado;

- Como eu desejo que todos vocês sejam os melhores advogados, não tenho nada a esconder, não sou como outros professores que escondem o jogo, deixam de ensinar certas coisas para não se verem prejudicados em suas vidas profissionais;

- Eu ganhei uma ação por causa dessa preliminar, fiz a defesa em 5 linhas;

- Certa vez meu cliente foi citado de uma audiência que tramitava em Nova Andradina, como lá eles não tinham fax, fiz a defesa por telefone e o escrivão certificou nos autos minha contestação;

- Na minha turma de trabalho I devolvi 91% dos trabalhos por falta de assinatura, esqueça de assinar a inicial na justiça do trabalho e você verá o sol nascer diferente (?);

- Tem uma contestação lá no meu carro, onde o sujeito trabalhava 24 horas por dia;

- Isso é o ânus da crotalus terrificus, ou seja, é o cú da cobra;

- Até provar que cú de pato não é gaveta, é dificil (?);

- Eu espero que vocês guardem esse material, assim resumidinho não é qualquer autor que tem;

- Ontem eu fiquei das 22 até às 3 horas da manhã procurando por uma única jurisprudência. Utilizando as mais modernas técnicas de busca de jurisprudência, e não é o Google.

- Eu estou fazendo que nem o Papa, voltando a falar em latim;

- Eu já ganhei "n" causas alegando a ilegitimidade ad causam, mas tem que saber, tem que estudar;

- Decoreba nele!

- Três milhões é uma mixaria!

- Eu movi uma ação para uma cliente, que é prostituta de profissão, contra a Whiskeria Amor Eterno. E eu ganhei. Mas quanto e como eu cobrei os meus honorários eu não vou dizer;

- As "provinhas" das OAB vem em latim;

- Justiça do Trabalho, abreviem ai, é J.T., é Justiça do Trabalho e não Jornal da Tarde;

- Estou treinando latim porque o Papa vem aí;

- Vai reprovar na prova da OAB porque eu não falei em latim;

- Se o estagiário quiser mover uma ação pleiteando verbas trabalhistas contra o tribunal, o foro competente é a justiça comum. E essa é uma boa!

- Eu costumo dizer para os meus estagiários e para os advogados recém formados que trabalham para mim: na dúvida sobre competência, entre com a ação na justiça do trabalho;

- Na justiça comum, 25 anos para discutir isso é pouco;

- O mais comum é mandado de segurança contra ato de juiz ou chefe de secretaria. E eu tenho um que vai ser julgado essa segunda-feira pelo pleno do TRT. Vai ter sustentação oral, quem estiver por floripa e quiser ir assistir...

- Quem gosta de prova da OAB grafe isso. Porque o pessoal que elabora a prova da OAB vai buscar isso lá na casa da Vovó e quem não estudou vai ficar a ver navios;

- O professor que chega todo dia na sala e fala para um determinado aluno: você é feio e burro (dando um exemplo sobre dano psíquico);

- Eu movi algumas ações sobre isso (dano psíquico) e levei alguns 100 mil reais para o meu cliente;

- Eu tô numa briga ai com o INSS, fiz um acordo de 25 mil e a previdência quer 19 mil;

- Processar banco é uma maravilha;

- Alguem ai encontra-se em estado gravídico? Ninguém? Vamô vê então depois do final-de-semana;

- Na justiça do trabalho pode tudo;

- Isso (ter os membros mutilados) agente nunca esquece, é que nem a primeira vez;

- As vezes eu acho esse nome muito propicio (sobre justiça ordinária aka justiça comum);

- O cara tomou um choque de 24.000 volts e morreu. Eu vi o corpo logo em seguida. Confesso que fiquei um bom tempo sem comer chocolate;

- Daqui a pouco vou passar um trabalho para vocês, mas não é um trabalho qualquer, é O trabalho;

- O que eu vou dizer pra vocês não está nos livros, não desse jeito;

- Dano moral por assédio sexual; 100 mil é boa ou é pouco? 100 mil vale uma cantada?

- Somando todos os pedidos daria uns R$ 15.000,00, mais os 20% que são sagrados;

- Nenhum aluno meu erro isso nos meus 25 anos de magistério. E não dá pra errar, porque senão você perde sua OAB e ainda tem que indenizar o cliente em R$ 200.000,00;

- Vocês estão na condição de receber conselhos, e esse é o meu conselho...;

- Caso real! E quem quiser pode olhar na internet, um ex-professor moveu uma ação contra a *universidade* pleiteando cinco milhões de reais, e todos vocês sabem que eu sou procurador da *universidade*;

- Eu não tenho o menor constrangimento em dizer quanto eu cobro, muito pelo contrário, faço questão de ensinar a vocês como se cobra;

- Quando eu advogo pra empresa, eu cobro 10% do risco econômico da ação, se quiser... E quando eu advogo para o empregado, 20 a 25% do que ele ganhar;

- Se tudo der certo, ainda esse ano vou publicar um livro provisoriamente intitulado de "O Dano Psicossomático", com material que venho reunindo há 20 anos;

- A Dona Dilma me levou um atestado dizendo que lhe restam apenas 2 meses de vida. O processo que eu estou movendo pela Dona Dilma encontra-se em Brasília, e com base na instrução normativa nº 28, vou pessoalmente ao TST requerer ao seu presidente que dê prioridade na tramitação desse processo;

- É tragicômico...

- A AIDS, com o stress o sistema imunológico fica mais fraco (dando a entender que é possível contrair AIDS em virtude do stress);

- Ninguém vem aqui pra se estressar;

- Esses dias eu tive uma discussão homérica com uma juíza. E eu pra discutir com juiz não pago imposto;

- Ele não conseguiria discutir direito do trabalho comigo (sobre um "peão" que foi desacompanhado de advogado para uma audiência);

- Um dia desses vou processar uma ou duas editoras pra ver "o que é que dá";

- Vá puxar saco de juiz assim lá no cafundó;

- Esses dias eu perguntei na sala dos professores quem anda ensinando essas besteiras pra vocês, mas ninguém foi.

- 90% dos juízes não são juízes, são juízas;

- Já começou a petição dando um "bostaço jurídico";

- Não é que eu me insurja contra portarias imperiais dos juízes, mas o CPC não pode ser regulado por portaria;

- Esses dias eu fui protocolizar uma inicial na justiça do trabalho de Itajaí, e o distribuidor não quis distribuir minha ação porque não tinha o número do meu CPF, "como é que é? Qual o número da sua matrícula? Qual o número da sua matrícula?! Vou processar-lhe ainda hoje!" A distribuição foi instantânea.

- Eu mesmo, quanto tinha 22 anos, recém formado, fui contratado pelo grupo Perdigão;

- Contestei milhares dessas ações, cheguei a fazer de 100 a 120 audiências por mês;

- Eu escrevi vários artigos sobre isso, e recebi várias ameaças. Fazia tempo que eu não andava armado;

- Na justiça do trabalho, os honorários são de 15%, mas eu cobro 20, se não, não sai acordo;

- Se eu fosse dar bola para ameaça, eu não advogaria;

- Não que eu seja contra a informática, alias, sei tudo de informática...

- Só essa semana eu bati uma média de 6 à 10 audiências por dia;

- O meu pedido não é milhardário, mas não é pouco. Estou pleiteando um milhão de reais! O que é pouco, considerando que é a maior empresa do mundo nesse ramo;

- Embargos de terceiro? Isso é feijão-com-arroz na justiça do trabalho;

- O acordo extrajudicial é bom, mas tem que cobrar a consulta. Imagina 10 consultas de R$ 200,00 por mês?!

- A habilitação tem cabimento quando o cara morre e alma vai pro céu, mas ai já é direito metafísico;

- Eu impetrei um mandado nesta sexta-feira contra um juiz. (O engraçado é que "nesta sexta-feira" 13/04/2007, foi feriado);

- Eu odeio falar com juiz, só faço isso em último caso, odeio mesmo!

- O cara teve um caso de “juizite” aguda. E não morreu afogado na primeira chuva porque o nariz subiu.

- O que veremos hoje fará de vocês advogados perigosos;

- Reputo essa uma das ações mais importantes e foi com ela que mais ganhei dinheiro;

- Eu vou dar a síntese e o resto é com vocês, se virem!

- Eu podia botar isso ai no Power Point, transparência, AVA, o escambal; mas eu não gosto;

- Eu fui buscar uma caminhonete, não é essa que eu dirijo hoje, é uma que eu adjudiquei, e a mulher não quis me entregar;

- Eu prefiro a busca e apreensão, mas dá pra pedir a exibição, que é mais light, mas se for pra bater, tem que bater pra quebrar;

- E ainda por cima dá dano moral. Cuidado!

- Eu não aconselho que vocês falsifiquem documentos;

- Perícia grafodocumentoscopica (ao invés de perícia grafotécnica)

- Quatro flechas vermelhas no art. 795 da CLT;

- Você sabendo desse principio pode encher o saco do Juiz;

- Acalme-se, pessoa x. Hoje é sexta-feira, daqui a pouco vamos tomar uma cachaça por ai!

- Com 25 anos de advocacia nas costas, eu me acho na condição de dar conselhos;

- Eu fiz dois anos e meio de advocacia forense;

- Eu conheço Juízas muito estúpidas, verdadeiras cavalas vestidas. E já falei isso pra elas, porque eu passei da idade de levar desaforo pra casa;

- Eu uso o método antigo. E meus ex-alunos juízes e promotores me agradecem hoje em dia;

- Alguns exemplos que não geram dissídios trabalhista: um trabalhador autônomo, um animal puxando carga...

- O que é um asterisco? Um ponto sem gel;

- Eu advogo autonomamente pra quem me contrata. Aluno e ex-alunos tem desconto;

- Escrevam em negrito, itálico, sublinhado e em vermelho!

- Isso é do meu livro, 5.000 questões do direito do trabalho sem respostas;

- Feijão com arroz de pegadinha de concurso;

- Isso enseja uma ação milhardaria;

- Leia o art. 769 da CLT com ênfase! Pessoal de concurso, façam 4 flechas vermelhas luminosas nesse artigo, é de-co-re-ba, feijão com arroz pra concurso, 95% de reprovação no exame da OAB;

- Vendedores, esse é um campo infinito de ações trabalhistas. EU GOSTO! Já movi muitas e já ganhei muito dinheiro;

- Um dia eu estava parado na sinaleira e parou uma moto-girl do meu lado, era uma entregado de pizzas. Já que eu estava com o vidro aberto, ela olhou para mim e perguntou: "-Quer uma pizza?", no que eu respondi: "-Quer mover uma ação trabalhista?!"

- O arquivo que eu vou disponibilizar pra você está em .HTML, acho que aqui ninguém tem problema com esse tipo de arquivo, né? Mas se vocês quiserem eu posso passar para .DOC;

- Alguém aqui conhece a Pensão São Pedro? A Pensão São Pedro é uma mina inesgotável de ações trabalhistas;

- Aluno x, fale sobre o direito dicotômico da natureza jurídica do direito do trabalho. "Não sei, professor". Calma, essa foi só para enfileirar os neurônios;

- Eu quero ver se vou lá na biblioteca hoje ainda, para ver se tem esse livro que eu estou recomendado pra vocês. Se não tiver, vou requerer que a biblioteca adquira;

- Se você perguntar na Rua 25 de Março quem tem carteira assinada, aquilo é uma mina de ações trabalhistas;

- Isso é pegadinha de exame da OAB, que alias, não é uma pegadinha, é uma pegadona;

- Computador, negritar a frase!

- Foi com o Via-Voice que eu escrevi toda a minha tese de mestrado e boa parte, da minha de doutorado;

- Eu estou cobrando R$ 50.000,00 de dano moral, e esse processo encontra-se em Brasília;

- Eu, com todos esse anos de advocacia, não trago exemplos fictícios, são todos casos reais;

- Quer saber quantas ações eu tenho em Indaial? É só digitar minha OAB lá no site do Tribunal;

- Com os honorários que eu ganhei nessa ação, tomei uma cerveja pra comemorar;

- Essa semana vou ter uma audiência naquela ação onde eu estou pleiteando um milhão de reais, quem quiser acompanhar essa audiência, é só ligar para uma de minhas secretárias que ela passa toda a minha agenda;

- Nesses 25 anos nunca perdi uma ação trabalhista, quem perderam foram os meus clientes;

- Claríssimo como água que desce da montanha;

- Ação é isso, gente, tem coisa mais simples do que isso? Mas que dá pra enrolar, dá;

- Relaxem o braço direito, porque hoje a coisa vai pegar fogo. Vocês vão desenvolver LER nessa aula;

- Olha, com R$ 60,00 dá pra tomar umas 4 cervejas;

- Desembargador usa capa preta para lembrar o capeta;

- Dai eu falei pra banca "A decisão dessa turma está contrariando a lei, e eu tenho uma cópia aqui dessa lei se vocês quiserem", mas o desembargador não gostou e falou assim: "Quem o senhor pensa que é", no que eu repliquei: "nada me impede de processa-los individualmente!"


- Nesses 25 anos de advocacia, não existe nenhum tipo de ação que eu não tenha interposto

- "Quanto valem os seus dois braços?"

- "A última vez que eu me desentendi com um juiz, eu processei ele"

- "Eu estou processando o TJ, mas contarei maiores detalhes em outra aula"

- "Eu sou advogado dela em uma ação de um milhão de reais"

- "Eu não sou um freqüentador assíduo das minhas aulas, mas eu reprovo por falta"

Update em 04/04/09: Pérolas do Professor Mirabolante reloaded

- Eu posso afirmar, com certeza, que o direito do trabalho e o direito processual do trabalho abarcam todos os outros ramos do direito, sem exceções. Não há exceções.

- Guria X perguntou algo sobre o princípio do "livre convencimento do juiz". "É um princípio terrível!", declarou enfaticamente Professor Mirabolante.

- Se você quiser lembrar ou anotar isso, talvez seja interessante. Eu já vi muito acadêmico não passar na segunda fase da prova da OAB, quando a questão era "Disserte sobre o caráter normativo do direito do trabalho". E ai é: ou estudou ou não estudou.

- Guria X lê um conceito doutrinário sobre determinado instituto do direito do trabalho. "Não é tão fácil assim tentar entender o que ele está tentando dizer", afirmou Professor Mirabolante.

- Quem quiser ver um principio que protege os trabalhadores agora, abra sua CLT no artigo X!

- Se você quer ser um advogado trabalhista, ou você entra na arena preparado ou já entra nocauteado.

- Esse principio eu vou explicar a exaustão amanhã.

- Quem tem notebook e toda a parafernália eletrônica pode trazer amanhã.

- Gente, no final do semestre você vai ter toda a matéria de direito processual do trabalho que eu vou distribuir em PDF. Manda encadernar que você vai precisar!

- Bolo com coca diet (pausa) É O MÁXIMO!

- Tá no inciso treze. O treze é aquele do xis com três coisinhas (XIII).

- "Guria X, o que é revogação?", perguntou Professor Mirabolante. "Ah, revogação é quando você tira o poder de um advogado", respondeu guria X. (Não é uma pérola do Professor Mirabolante, mas sim de uma aluna dele).

- Alguns autores utilizam a expressão "revogação tácita", mas eu não gosto, é muito esquisitinha, muito cheia de coisinha.

- Hoje nós vamos encerrar a aula as nove horas, quarenta e três minutos e cinqüenta e seis segundos. É possível?

- Foi a única matéria que eu quase reprovei em toda a minha existência: desenho.

- Tem vários bancários que eu conheço que dão uma escapadinha, dão uma saidinha e vão comer um X-Mico. "X-Mico?", uma aluna pergunta. Ninguém aqui conhece X-Mico? É pão com banana, gente. É comida de estudante.

- Quando eu movo uma ação trabalhista contra uma empresa, eu pleiteio minuto por minuto. Não é uma boa?

- Isso é fraude, falsidade ideológica, dá demissão por justa causa. Eu já mandei vários embora por causa disso.

- (...) e você acha que os advogados trabalhistas vivem do que? Eles vivem disso!

- (...) mas a empresa pode proibir o funcionário de fazer hora extra. Eu proíbo!

- Eu me meti numa confusão, por que eu impugnei o sistema de cartão ponto do Bradesco. E fomos para perícia provar que o sistema de controle de ponto do Bradesco é fraudulento. Meu cliente levou todas as horas extras.

- Quem aqui conhece Pitanga? Fica logo ali do lado do Bailão Cabeleira.

- (...) aquela do vestidinho trabalhava no Wiskeria Amor Eterno. Quem já foi pra Brusque, já passou na frente da Wiskeria Amor Eterno.

- Tempo parcial do artigo 58 eu vou pular. Isso é uma lei que não pegou.

- Grifem o artigo 59 inteirinho, todos os seus parágrafos e incisos. Botem quatro flechas vermelhas cintilantes e depois faça uma estrelinha do lado. Esse artigo precisa ser memorizado.

- Acordo Coletivo de Âmbito Nacional. É chique isso. Anotem pra depois não dizer que eu não falei, gurizada.

- Vou lhe dar um terço e meio de um ponto por isso.

- Vocês já viram como fica o pulmão de um professor com pneumoconiose? Fica engessado.

- Isso é realidade, gente. Não é ficção jurídica.

- Eu estive num congresso em São Paulo onde o único sujeito que defendia a mesma tese que eu, era meu falecido amigo Valentin Carrion. Desde que ele morreu, ainda não conheci outro que também defenda essa tese. (Valentin Carrion é um falecido, mas muito famoso doutrinador do direito do trabalho, um dos mais famosos, eu diria. Professor Mirabolante, por sua vez, insiste em dizer que era amigo dele. É a mesma coisa que um professor do curso de ciências da computação da F-URB dizer que é amigo do Linus Torvalds)

- Isso aqui abarca o universo, milhares de pessoas.

- Se fosse pra ficar aqui só lendo a CLT, eu ficava em casa com meu Playstation 3. "Ah, que chique, professor", uma aluna diz. E nem é por causa dos jogos, mas sim por causa dos filmes. Filme em Blu-Ray é outra coisa.

- Eu escrevi um artigo sobre isso que foi publicado no pais inteiro. Só eu e o Valentin Carrion defendíamos essa tese. Era eu e o Valentin no meio de 500. O Valentin morreu e só ficou eu.

- Muitas vezes saio as 2, 3 horas da manhã do meu escritório.

- Final-de-semana passado foi o sexto final-de-semana seguido em que eu trabalhei no sábado e no domingo.

- No que eu me formei, eu já comecei a advogar. E eu me formei com 22 anos. (...), quando eu atendi meu primeiro cliente ele falou "o senhor é advogado? Mas como o senhor é novo". Eu fui um bom acadêmico.

2 comentários:

Jorge disse...

A maioria das frases não são dignas de se lembrar, ainda mais deixar registradas em um blog.

Anônimo disse...

Caro Colega:

Eu registrei outras pérolas do Professor Mirabolante:

"Aluna fulana de tal: Você sabe o que é um fogueteiro? um penteiro? e um eviscerador?" Aluna fulana de tal fica sem saber o que responder.

Professor Mirabolante diz que em sua primeira ação na justiça do trabalho se deu quando um senhor entrou em seu escritório e queria saber os seus direitos, e lhe disse para não esquecer do "Fuguetes" e do "aviso breve", onde ele ficou surpreso e não sabia o que o cliente queria. Ao sair o seu cliente, diz o professor Mirabolante que ligou para o seu professor do Direito do Trabalho e o mesmo lhe explicou: "Calma, o cliente estava apenas se referindo ao FGTS e ao aviso prévio".

Parabéns pelo Blog e você escreve muito bem ! Dei boas risadas relembrando das aulas do professor mirabolante.