quarta-feira, 19 de novembro de 2008

This is Bob


Depois de quatro anos laborando junto à Vara de Feitos da Brasil Telecom da Comarca de Tangamandápio, há algumas semanas pedi o boné.

Lá trabalhei durante quase toda a minha faculdade e tive a oportunidade de aprender na prática um monte de coisas sobre o direito. Na maior parte do tempo, mais de três anos, trabalhei em Cartório, na linha de frente do poder judiciário catarinense, levando tiro de todos os lados.

Além de aturar desaforo de partes exaltadas e dos malditos adevogados, minha rotina também incluía carregar pilhas gigantescas de processos e desempenhar os procedimentos cartorários rotineiros. Não era fácil, mas foi um período interessante da minha vida.

Após um tempo, por mais que eu gostasse de trabalhar em Cartório, cansado da rotina diária e seduzido pelas promessas de erudição fácil, acabei indo parar no baixo clero do poder judiciário barriga verde, supostamente um seleto grupo formado por indivíduos que detém o monopólio do conhecimento jurídico. Lá, segundo diziam, era possível dialogar com as mentes jurídicas mais brilhantes desde a antiguidade clássica.

Era uma mentira, os pretensos sábios do direito contemporâneo são uns imbecis, ressalvadas umas poucas exceções. A triste realidade é que, por mais que eles (os nobres) neguem, tentando argumentar que detém o notório saber jurídico, no judiciário catarinense todos fazemos parte do mesmo bolo fecal, sem exceções.

Mas enfim, a parada é que resolvi pedir o boné, pois não consegui assimilar a lógica do baixo clero de Tangamandápio. Então chutei o balde e com o dinheiro das verbas rescisórias pretendo viabilizar uma nova ida à terra prometida do Tio Sam. Devo ficar lá uns meses, trabalhando como mão de obra barata e desqualificada, vivendo e trabalhando lado a lado com outros latinos subempregados, homens simples na eterna busca pela acumulação fácil de capital, digo, o sonho americano.

Nenhum comentário: