sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Eu, boizinho do capitalismo, amo a revista Veja

Sim, eu sei que a Revista Verdades Absolutas! Veja é um periódico maligno, direitista, defensor ferrenho do neoliberalismo capitalista globalizante, razões pelas quais não pode ser considerado como uma fonte segura de informações.

Em que pese minha mãe assinar referida revista, eu evito lê-la, pois suas matérias costumam me causar profunda indignação.

No entanto, a revelia do bom senso, eu estava dando uma folheada na edição dessa semana (nº 2138), e em meio a inúmeras matérias culpando o Lula por todas os problemas do universo, vi algo que merecia ser lido: "Não se contava com os vândalos", dizia o título. Referido artigo relatava que em 2007 foi implantado um bem sucedido sistema de aluguel de bicicletas na capital francesa. Parece que lá, por apenas 1 euro pode-se alugar uma bicicleta por 24 horas.

Veja que interessante, ainda segundo a matéria, juntamente com a implantação do sistema, foram criados em Paris mais de 400 quilometros de ciclovias, ao contrário da Europa Brasileira, onde sistema similar foi criado, mas as ciclovias se resumem a faixas vermelhas pintadas em calçadas.

Infelizmente, das 20.600 bicicletas colocadas a disposição da população, 80% já foram devidamente vandalizadas. Consta lá, que a empresa responsável tem que consertar 1.500 bicicletas por dia. Segundo o "especialista" francês ouvido pela Revista Veja, a culpa seria dos "moradores dos subúrbios pobres, muitos deles imigrantes com dificuldade de adaptação, que se sentem marginalizados pela sociedade".

Bem, imigrantes paranaenses com dificuldade de adaptação ao mundo civilizado não faltam nos subúrbios blumenaueses. Logo, se na França, país dito desenvolvido, a galera detonou as bikes, imagino que em Blumenau "a galera" vai fazer a festa. Materializando, assim, minha previsão.

Nenhum comentário: