segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pen-drive, señor?

paraguay ciudad del este mc donalds shopping vendomeCAOS! Essa é a melhor palavra para descrever aquela nação sulamericana de contrabandistas, o Paraguai, onde estive no último final de semana.

Já na cabeceira brasileira da Ponte da Inimizade, o emaranhando de seres humanos, carros, motos, ônibus e vans é apenas o prenúncio do que espera o visitante do outro lado.

Imagine ladeiras sujas de terra roxa, apinhadas de pessoas, taxistas malucos, motos sem placa, carros caindo aos pedaços; as ruas são cercadas por todos os lados de banquinhas de camelô, e, a cada dois passos dados, alguém enfia um pen-drive ou um saco de meias na tua cara. Isso é Ciudad del Este, a cidade-camelô que fica do lado paraguaio da Ponte.

No começo, eu até tentava ser educado: "não, meu senhor, muito obrigado, mas não preciso de pen-drive/saco de meias" eu repetia a cada dois segundos, na minha primeira hora em Ciudad del Este. Fatalmente, é claro, até uma pessoa nascida no seio da aristocracia gasparense como eu, fica de saco cheio e passa a simplesmente ignorar os vendedores.

Não obstante, ao perceberem que você é um turista inexperiente naquela terra onde a selvageria e a auto-tutela imperam, a impressão que se tem é que todos te olham maliciosamente com aquela cara de que estão bolando algum plano maligno pra tentar ti ludibriar.

Detalhe: em que pese a gigantesca estrutura da Receita Federal no lado brasileiro da Ponte, entrei e sai daquele país, onde os tratados e convenções internacionais não têm nenhuma serventia, sem ser parado pelos agentes alfandegários. Na infeliz hipótese de ter sido parado, com certeza eu teria sido autuado e preso pela prática do crime de descaminho, consistente em elidir o pagamento do imposto devido pela entrada de mercadoria estrangeira no território nacional.

Ainda bem que esse negócio de pagar imposto foi uma "lei que não pegou" e eu, minha muamba e minha primariedade conseguimos retornar incólumes ao glorioso estado de Santa Catarina.

Nenhum comentário: