sábado, 17 de janeiro de 2009

Burn notice

Se algum dia Ze Maia tivesse a oportunidade de vir a Miami, para Gaspar ele nunca mais ia querer voltar. A razao e simple: Desde a morte de Macale, seu melhor amigo e confidente, Ze Maia tem vagado solitariamente pelas pacatas ruas da Cidade Coracao do Vale. Contumazmente pode ser visto sentado na Praca Getulio Vargas, de cabeca baixa e entornando sozinho garrafas de conteudos altamente enebriante. Todavia, na glamurosa cidade de Miami, Ze Maia poderia proferir improperios, encher a caveira e se comportar de forma totalmente inconveniente ao convivio em sociedade, juntamente com uma sortileza infinita de outros individuos de igual, ou maior, inconveniencia.

Ze Maia se sentiria em casa em Miami, e com certeza acharia outro colega para preencher o vazio deixado em sua vida com a morte do saudoso Macale. Candidato e o que nao falta em Miami, pois capital mundial da mendicancia. Serio.

Da mesma forma, Miami tambem e a capital dos manos e dos pirados. Duas vezes ja deu policia no onibus, porque nego nao queria pagar a passagem. Serio, nem no Brasil eu ja vi policia no onibus, e olha que eu ando de Verde Vale pra caramba. Alem do que, nos onibus de Gaspar eu nunca precisei temer pela minha integridade fisica/patrimonio/vida, somente pela minha dignidade.

Te digo, andar de onibus em Miami e um exercicio de coragem. Diversas vezes ja fui a unica pessoa branca e de banho tomado no coletivo, e olha que eu ando pra caralho de onibus aqui.

Semana passada foi o maluco com a cueca na cabeca. Essa semana, o maluco de Miami que mais me chamou a atencao, dentre os milhares que aqui habitam, era um pirado andando de bike, sendo que havia uma galinha no guidao. O cara tava andando com uma galinha na bicicleta.

Essa semana, tambem, eu havia ido no Wal-Mart e tava no ponto esperando o busao, nisso, um cidadao com um carrinho cheio de compras, mas muito maltrapilho, vem me pedir dinheiro pro onibus. Porra, o cara tem dinheiro pra fazer compras no mercado, mas nao tem 2 pila pra merda do onibus?!

Se tem alguma coisa que Miami mudou na minha personalidade, foi minha benevolencia com pedintes. E demais aqui, velho. Se eu fosse dar dinheiro pra todo mundo que me pede esmola aqui, eu ia trabalhar so pra isso.

Mas enfim, nao sei quais sao os criterios para se dizer que pais x e um pais de primeiro mundo, enquanto pais y e considerado de terceiro mundo. Porque eu vo te dize pra ti, se Miami e uma cidade de primeiro mundo, Gaspar e o legitimo welfare state.

Nenhum comentário: