domingo, 18 de janeiro de 2009

Welcome to Miami

Entao, ja faz algumas semanas que venho trabalhando na terrinha do Tio Sam. Enquanto estudante de direito e trabalhador assalariado, uma coisa que eu acho muito bizarra nos Sazunidos eh a absoluta inexistencia de qualquer legislacao trabalhista que proporcione o minimo de dignidade para peoes subempregados como eu.

Aqui a galera nao tem nem garantias basicas, como o descanso semanal remunerado. Na terra do capitalismo, dia nao trabalhado eh dia nao remunerado.

Aquela parada tambem, de o cara folgar, ao menos uma vez por mes, no domingo, aqui inexiste. Nem me lembro a ultima vez que eu nao trabalhei num final de semana. O que nao eh um problema pra mim, mas eu imagino que seja uma merda pro nativos subempregados trabalharem a vida inteira no final de semana.

Outras coisas como adicional noturno, ferias remuneradas de um mes, decimo terceiro salario, FGTS, aviso previo, sequer constam no ordenamento juridico local. Pra ti ver, eu fui contratado para substituir um cara que ia ser demitido. Um dia o cara veio trabalhar e eu tava sentado na cadeira dele. So ai disseram pro cara que ele tinha ido pro barro. No Brasil ja ia dar merda, ao menos no ambito judicial.

A proposito, aqui nao existe justica do trabalho, as poucas demandas dessa natureza que aqui tramitam, correm todas na justica comum daqui.

E mesmo trabalhando 8 horas por dia, eu nao tenho nem direito a uma porra de intervalo. Trabalho 8 horas corridas, todos os dias.

A unica coisa que parece existir eh um salario minimo federal de $ 7.25 por hora, que eh o que eu recebo, sendo que os nativos que exercem a mesma funcao, alguns que sequer sabem falar ingles, recebem $ 8.35 por hora. No Brasil ja ia dar merda.

Isso me lembra uma outra bizarrice de Miami, mais de 60% da populacao local eh latina. Aqui tu vai no mercado, no McTrouxas e a negada nao sabe falar ingles. Aqui a maior parte da populacao nao sabe falar ingles, nao tem a menor vontade de aprender e ainda acha que eh tua obrigacao saber falar em espanhol.

Na real, ate comecar a trabalhar num condominio de chicosos, isso 3 semanas depois de chegar aqui, eu nunca havia visto um americano branco. Serio. E diversas vezes ja ouvi de americanos que eu vim pro lugar errado, caso minha intencao fosse conhecer a "verdadeira america". Miami eh tipo uma america latina muito piorada.

Nenhum comentário: