Notícia publicada no saíte do Estadão há uns dias atrás:
SALVADOR - O juiz da 4ª Vara Cível de Salvador, Manuel Bahia, determinou hoje que a TV Aratu, retransmissora da rede SBT na Bahia, tire do ar, temporariamente, o programa Na Mira. A decisão acata pedido do Ministério Público do Estado, que ingressou com uma ação por considerar a atração uma "execração pública, com xingamentos de pessoas suspeitas, processadas ou condenadas pela prática de algum crime", na qual são mostradas cenas de "extrema violência". A emissora fica temporariamente proibida de exibir o programa enquanto ele não for "amoldado aos dispositivos legais do nosso ordenamento jurídico".
Caso a determinação seja descumprida, a pena é de multa diária de R$ 10 mil. "Vislumbra-se (na atração) quadros chocantes, pavorosos, tétricos, macabros e dantesco", justifica o juiz. No entanto, ele nega que a medida seja censura. "(A proibição) Não constitui ato de censura retrógrado ou interferência na liberdade de comunicação e expressão, próprio das ditaduras ultrapassadas."
O Na Mira é definido pela TV Aratu como um "noticiário policial com matérias exclusivas e investigativas, mostrando matérias de violência, polícia, segurança pública, sempre mantendo a credibilidade". A emissora também afirma que a atração "investe numa linha popular que aproxima o programa da realidade vivida nas ruas de Salvador". A TV Aratu ainda não se pronunciou sobre a decisão judicial.
Fonte: http://www.estadao.com.br(...)
Duas considerações com relação a essa notícia:
1) Caso o filho de algum empresário da região viesse a ser enjaulado pela prática de um crime qualquer, eu me pergunto se aquele tal de Alexandre José, paladino da justiça local, chamaria-o de "vagabundo" e incitaria a cólera de populares no seu programazinho policialesco.
2) É uma pena que o Ministério Público local, em questões que não envolvam a persecução penal de paranaenses pela prática de crimes contra o patrimônio, esteja em eterno estado de dormência.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Download grátis da adaptação cinematrográfica de "Triângulo no Ponto" de Eros Grau
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário