terça-feira, 16 de setembro de 2008

Inscrição para ser Jurado Voluntário


Os boizinhos do capitalismo, muito embora adorem reclamar da morosidade do poder judiciário, fazem escandalo quando são intimados para serem jurados.

Lamentável. Felizmente não é o meu caso. Fiquei bem contente quando fui intimado esses dias para ser jurado nos dias 17 e 24/09 aqui em Gayspar.

Para quem não conhece o procedimento do Tribunal do Juri, eis uma breve explicação:

Dado inícios aos trabalhos, eu, na condição de jurado, sou chamado ao picadeiro. Lá, pergunto ao réu o que ele tem a dizer. Em seguida, com base nas explicações do vagabundo, decidirei se ele deve ser executado ou se poderá sair livre dali. Em decidindo pela execução, todos, juntamente com o bandido, dirigem-se para a parte externa do circo e lá o bilontra é colocado na forca e sumariamente executado, sob forte alvoroço dos populares.

É basicamente isso.

Com relação aos julgamento em que serei jurado, só pra ti ficar ligado como Gaspar anda perigosa, eis uma breve compilação dos fatos, conforme informações obtidas junto à consulta de processos on-line, no saíte do TJSC. Ressalto que não citarei o número dos processos, pois não tenho dinheiro para pagar indenizações milionárias e mirabolantes.

Juri do dia 17/09: O Povo v. Márcio Pitbull:
Do cotejo dos autos, a história é a seguinte. O bilontrinha tava enchendo a caveira em determinado bar, na localidade da Marinha, bairro nobre no município e onde raramente são desenvolvidas atividades ilícitas, quando, por alguma razão, desferiu seis tiros contra um desafeto, dos quais três atingiram o infeliz, culminando em seu falecimento por atiramento.

Juri do dia 24/09: O Povo v. Luís Roberto Gambine Moreira:
Consta dos autos que o acusado, pra variar, estava em um determinado bar, na localidade de Sertão Verde, bebendo e jogando sinuca. Devido ao adiantar da hora, o proprietário do bar dirigiu-se ao vagabundo, no sentido de solicitar que se retirasse, pois o bar ia fechar. Puto-da-cara, o investigado partiu pra cima do dono do bar, com claro animus matadorius, mas não logrou exito por razões alheias a sua vontade.

Ressalto que serão duas excelentes oportunidade para mim comprovar minha teoria.

É isso aí, tá ligado? Ambos começam às treze horas e ambos realizar-se-ão ali na sede (sic) do legislativo gasparense.

Caso você vá, eu só peço para ser ovacionado, quando meu nome for chamado. Obrigado.

Só uma última coisa, caso você more no estado de Santa Catarina e também deseje ser jurado, basta se inscrever no cadastro de Jurados Voluntários, no saíte da Corregedoria do nosso Tribunal, aqui neste link. Foi assim que eu fui chamado!

A imagem que ilustra este post é uma reprodução do quadro "The Jury" por John Morgan, pintado em 1861.

Nenhum comentário: