quarta-feira, 1 de abril de 2009

Aposentadoria por Síndrome do Pânico


Como é sabido dos leitores deste blog, enquanto residi na farta terra do Tio Sam, tive o desprazer de dividir um quarto com um carioca. Eis aqui algumas de suas assertivas mais memoráveis:

- "Vagabundo tá de rataria pra cima de mim, mermão".
Frase que, traduzida para o português culto, significa: O cara está de trairagem para cima de mim.

- "Vagabundo tá piroca da cabeça".
Frase que, traduzida para o português culto, significa: O cara está maluco/pirado. A essa altura já é possível notar que no carioquês, todas as frases devem ser iniciadas com a expressão "vagabundo".

- Vô joga o papo reto pa tu, mermão.
Frase que, traduzida para o português culto, significa: Vou lhe falar a verdade, nobre colega.

- "Só tem mongolóide nessa cidade".
Ele disse isso se referindo a grande quantidade de malucos na cidade Miami.

- "Eu sou novo, mas sou bem dotado".
Certa feita, sem que ninguém demonstrasse qualquer interesse pelo tamanho de seu pinto, ele nos brindou com essa informacao.

- "Minha mãe, uma procuradora do INSS no Rio de Janeiro, se aposentou, aos 30 e poucos anos, com proventos integrais, alegando estar acometida de 'síndrome do pânico'" *risadas escandalosas*
Ele achava o máximo que sua mãe havia feito isso. Mais tarde ele me confessou que, logo após obter sua aposentadoria, ela acabou se "curando".

Et cetera

Eu também nunca me esqueço da minha primeira tentativa de contato com esse individuo. Antes de embarcar para os EUA, a agência responsável pelo meu intercâmbio me passou o telefone dele, a fim de que pudéssemos combinar de rachar o aluguel em Miami. Eu liguei. Devia ser umas 17 horas de uma sexta feira. A mãe dele, aquela que se aposentou aos trinta anos com proventos integrais por ter "contraído" a "síndrome do pânico", atendeu o telefone. "Eu poderia falar com o *cara x*?, eu perguntei. "Ele tá dormindo", ela respondeu.

3 comentários:

Capitão-Flores disse...

O dialeto carioquês, indubitavelmente, causa ojeriza.
"Não é mermão?"

Anônimo disse...

Vi seu blog mas não entendi o que você quis dizer sobre a Sindrome do Panico... a mãe do tal carioca conseguiu ser aposentada? É uma doença horrível... só quem tem pode saber do que realmente se trata... a pessoa que tem começa a desencadear certas fobias (o simples fato de ter que praticar alguma atividade física gera uma série de desequilíbrios emocionais a levando a Síndrome do Pânico)... impossibilitando o trabalho... já que é um local de estresse e o estresse também desencadeia a Síndrome... entendi que você quis tratar o Carioca como "vagabundo" mesmo sabendo que os cariocas trabalham mais horas que os paulistas... pilantra e vagabundo tem em qualquer estado... mas essa imagem do Rio é totalmente errada... as pessoas saem do trabalho e vão á praia... logo quem olha pensa que estão vagabundeando... errada visão.. o carioca sempre depois do trabalho (quase que todos os dias) prefere continuar pelas ruas atrás de uma diversão... diferentemente de outros que preferem ir para casa dormir e descansar para trabalhar no dia seguinte... respeito cada decisão... se o cara depois de estudar ou trabalhar prefere relaxar se divertindo é problema dele (na verdade essa é a fórmula da alegria contagiante do carioca... liberação total de estresse)... gostaria de saber se ela realmente conseguiu se aposentar por síndrome do pânico já que estou lendo sobre o assunto e vejo que a lei está um pouco desatualizada em relação a essa doença recente. Abraço, Jorge.

Anônimo disse...

Se você tivesse Sofrido com a sindrome de pânico você nem ousaria falar sobre as pessoa que as tem,acho você um tremendo idiota por esta na posição oposta,se um dia este problema lhe atingir talvez você mude de ideia e se torne um ser humano.