sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Uma carta aberta ao prefeito JK

Prezado Sr. Prefeito,

Por meio desta, gostaria de lhe agradecer, na condição de usuário contumaz do sistema de transporte público blumenauense, eis que não possuo os meios necessários para adquirir um veículo automotor, já que sou rapaz de família humilde do subúrbio gasparense, por teres aumentado o valor da passagem de ônibus para absurdos R$ 2,95 (dois reais e noventa e cinco centavos), um aumento de quase 25%.

Qual a justificativa para um aumento assim infeliz, funesto, adverso, hostil, tonto, pusilánime, enfim, faltam-me adjetivos para qualificar tamanha sacanagem com o bolso do povo blumenauense não-loiro. Qual a justificativa, eu me pergunto, Sr. Prefeito. Veja que o indíce acumulado de inflação dos últimos meses não passa de 2%.¹

Além de lamentar, pois só em sonhos algum dia receberei um aumento no meu salário de 25%, só posso conjecturar.

Talvez, à exemplo do "bem sucedido" sistema de aluguel de bicicletas, trate-se de mais um dos seus projetos para desestimular as pessoas a circularem pela cidade em grandes veículos movidos pela queima de combustíveis não renováveis, como o diesel utilizado pelos ônibus.

Se esse for o caso, então o senhor, mais um vez (sic), acertou em cheio. Eu definitivamente não me sinto mais motivado a ir trabalhar de ônibus, pois, com a passagem a esse preço, é mais barato eu financiar uma pequena motocicleta para me servir como meio de locomoção. Veja que um mês, em média, há uns 23 dias úteis, dai, considerando que são necessárias duas viagens de R$ 2,95 por dia, uma pra ir e outra pra voltar, meu gasto mensal com passe irá alcançar a exorbitante cifra de R$ 135,7, e não mais 100 reais.

Pode não parecer muito, mas como não haverá o respectivo acréscimo aos meus vencimentos, com certeza serão 40 reais que me farão falta.

Ah, e também não posso deixar de agradecer pelos reflexos desse aumento. Espero que o senhor tenha em mente que o valor da passagem do transporte coletivo de Blumenau, se é que aquilo pode ser chamado de transporte coletivo, serve de parâmetro para todos os ônibus intermunicipais que circulam pela cidade, até por quê, não me parece razoável que custe mais andar dentro de Blumenau do que ir/vir para/de outra cidade. Assim, a Viação Verde Vale, outro infeliz sistema de transporte coletivo que sou obrigado a utilizar por força dos meus parcos rendimentos, aproveitará com alegria o ensejo para majorar suas passagens em valor muito superior à R$ 2,95.

O senhor é realmente uma pessoa de visão; e não sou só eu que quero lhe agradecer, aposto que os dirigentes do Consórcio não me Siga também devem estar exuberantes de felicidade com mais essa benesse concedida pelo senhor.

Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado!

Por fim, ad argumentandum tantum, reservo-me o direito de me desculpar antecipadamente por minhas críticas, caso o aumento da passagem venha acompanhado de uma melhoria de iguais 25% na qualidade do sistema de transporte coletivo de Blumenau. Se o senhor me permitir, eis algumas sugestões para se atingir tal nível de benfeitoria:

1 - AR REFRIGERADO EM TODOS OS ÔNIBUS - Que tal essa seu prefeito, eu pagaria de bom grado três mangos na passagem caso me fosse propiciado um ambiente não insalubre, em que meus sovacos não fossem obrigados pingar copiosamente para refrescar meu corpo esquálido.

2 - ÔNIBUS EM QUE SE RESPEITE OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA - Eu sei que o senhor nunca andou de ônibus na vida, seu Prefeito; "andar de ônibus é coisa de pobre", o senhor e os dirigentes do Consórcio não me Siga devem pensar, "como poderia eu, prefeito municipal/dono de empresa de ônibus, chegar nas minhas festinhas no Tabajará Tênis Clube de ônibus". Claro, eu entendo. Mas veja, andar de ônibus nessa cidade é um exercício de fé. Nós, pessoas não-loiras, somos vistos como sardinha, quantos mais puderem ser exprimidos dentro de uma única lata, melhor. Até por quê, quem se importa com um bando de peões e empregadas domésticas? De qualquer forma, caso fosse propiciado o mínimo de conforto para os passageiros do "busão", significando que não existe mais a possibilidade de ser encoxado por algum parente consanguíneo do Mestre Kid Bengala, aí sim daria pra pagar três reais numa passagem.

3 - COMISSÁRIAS DE BORDO NORUEGUESAS - Eu também não me importaria em pagar R$ 2,95, caso houvesse algum serviço de bordo durante a viagem no coletivo. Algo como mulheres norueguesas em trajes sumários servindo canapés e refrigerante. Isso seria legal também.

Enfim, senhor Prefeito, são só exemplos, pois acredito que o senhor tenha a genialidade necessária para criar e implementar benefícios que compensem o aumento da passagem.

E para finalmente concluir, aposto que os outros eleitores se esqueceram disso tudo, como de costume, mas eu me lembrarei muito bem da próxima vez que o senhor aparecer na televisão mendigando votos...

Atenciosamente

Um suburbano não-loiro da "Europa Brasileira"

---
1 - http://www.depacom.org.br/inf_acumulada_02/outubro.htm

Nenhum comentário: