quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Bem vindo ao mundo real


Veja só que elucidativa a seguinte matéria extraída do Jornal(eco) de Santa Catarina:

Cai o aluguel de bicicletas

Do corpo da matéria, destaca-se a seguinte passagem:

"Quatro meses depois da implantação do sistema de aluguel de bicicletas em Blumenau, as ruas continuam lotadas de carros e o serviço à mingua de usuários. Desde o lançamento, em setembro, o número de viagens de bicicleta cai gradativamente. A média de locação não chega a quatro por dia. Nos primeiros 25 dias deste ano foram somente nove. (grifou-se)

Oras, mas que fato supreendente... Com certeza essa notícia pegou todos de surpresa... Quem poderia imaginar que, numa cidade sem ciclovias, as pessoas se negariam a andar de bicicletas?!

Alguns até poderiam argumentar que "existem ciclovias em Blumenau".

Oras, faixas vermelhas pintadas em uma calçada, na minha opinião, não se prestam como ciclovias.

Veja que eu, um zé guedé qualquer, quando li no jornal que iriam implantar esse negócio, fui capaz de prever o seu fracasso.

E até quem nunca fez um estágio na NASA é capaz de perceber que as razões do fracasso são simples:

1) Tentar implantar aluguel de bicicletas numa cidade que não possui ciclovias: fadado ao insucesso;
2) Coisas feitas as pressas para ludibriar turistas durante a oktoberfest: fadado ao insucesso;
3) Implantar um projeto, cujos idealizadores e mais ferrenhos defensores jamais andaram, nem nunca andarão de bicicleta, pois preferem suas caminhonetes climatizadas: fadado ao insucesso.

O 3º ponto merece mais algumas explicações: Pergunte para o Sr. Prefeito Kleinübing, grande defensor do projeto, se ele vai trabalhar de bicicleta? Pergunte se ele vai nas suas festinhas no Tabajara Tênis Clube de bicicleta? Faça as mesmas perguntas para o presidente do Consórcio (não me)Siga? Agora eu lhe pergunto, caro leitor, se os caras que tanto defendem essa porcaria não são capazes de abandonar seus carros, por que diabos deveriam as outras pessoas também?

Isso sem mencionar que, qualquer pessoa que não circula por ai de carro provido de ar-condicionado, como eu, sabe que já é duro enfrentar o transporte coletivo nesse calor senegalês que anda fazendo, quem dirá andar de bicicleta...

Isso é típico da nociva burguesia local, totalmente desconexos da realidade que os cerca, nem sabem do que estão falando. Se por um lado jamais abdicarão de seus confortáveis carrinhos, por outro, defendem incondicionalmente o uso habitual de bicicletas, como única forma de salvar o planeta Terra da destruição.

E só pra concluir, gostaria de fazer uma sugestão àqueles que administram o erário blumenauense: Que tal colocar ar-condicionado nos ônibus que circulam na cidade. Isso sim seria de alguma valia e beneficiária quem não anda de carro, não por que não quer, mas simplesmente por que não tem um...

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo. Esses politicos só fazem média. "Apóiam" uma idéia na qual eles próprios nunca fariam.
Voce escreve o que povo realmente pensa.