sexta-feira, 30 de julho de 2010

Súmulas Vinculantes do TJSC

trololo advogados inc gaspar advocaciaPara os advogados, que como eu, são pobres e não dispõem de veículo automotor ou gravatas de seda, o TJSC permite que petições dirigidas a qualquer Fórum do estado possam ser protocoladas em qualquer agência dos Correios.

Pois bem, na última manhã, lá estava eu na agência dos correios de Isla Pequenã protocolando uma petição inicial destinada à Comarca da Capital, uma causa ganha em que estou pedindo R$ 2.000.000.000,00 de danos morais.

Depois de protocolado, envelopado e selado o bagulho, enquanto eu aguardava a impressão do comprovante de pagamento, fui surpreendido pelo seguinte questionamento feito pela mocinha que estava me atendendo:

- "Tu faz trabalhista também?"

Abre parênteses:

Faço uma pausa para destacar que, na faculdade, tive direito do trabalho com o Professor Mirabolante, logo, compreendo o direito do trabalho na mesma intensidade em que compreendo a mente feminina; alias, em minha vida, nunca fiz uma única petição trabalhista sequer, nem saberia o que fazer em eventual audiência na justiça do trabalho; e, pelo que me parece, todos os advogados trabalhistas são velhos e catinguentos.

Fecha parênteses.

- "Claro", respondi. "Qual seria a celeuma?"

- "Ah, eu queria pedir equiparação com os bancários, pois realizo os mesmos serviços, mas ganho muito menos"

Fiz um cemblante pensativo, acariciei meu cavanhaque com a mão esquerda - na minha mente, repassava todo tipo de merda que poderia acontecer caso eventual aventura na justiça do trabalho desse muito errado - ergui a mão direita com o dedo indicador apontado para a mocinha e sentenciei:

- "É caso de mandaTo de segurança ao STF!"

Ela não me pareceu muito convencida, então me vali do velho artifício de inventar expressões em latim para impressioná-a:

- "Essa causa é ganha, 100% garantida, eis que amparada pelo brocárdio: 'pacta sum servanta, data vênia est.' Inclusive, eu e meu sócio, Dr. Zé Maya, somos especializados em direito do trabalho."

Pela expressão em seu rosto, tive a certeza de que meu intento havia sido atingido.

- "Mas quanto o senhor cobra?"

- "Não se preocupe com isso, minha filha, eu não cobrarei nada para ajuizar a sua ação, o importante é garantir a efetivação dos seus direito, pois isso é uma coisa que não tem preço. No entanto, o Poder Judiciário Barriga-Verde cobra, à título de custas prévias, cerca de R$ 1.000,00, que tu podes depositar na minha conta pessoal e depois eu repasso para os cofres públicos."

Nenhum comentário: