terça-feira, 15 de julho de 2008

Cel. Aristiliano Ramos


Até eu, gasparense nato, concebido, nascido e criado nesta cidade, as vezes me surpreendo com os gasparenses.

Veja você se isso faz sentido:

Você é um gasparense, morastes em Gaspar toda tua vida, namoras um(a) gasparense, todos os teus amigos são gasparenses, e, ainda por cima, trabalhas em Gaspar. Ou seja, tua vida inteira se resume à Gaspar. E isso de fato ocorre com 99% dos habitantes desta cidade. Então, após um longo e árduo ano de trabalho, finalmente chegam as férias. Já que tu economizou um dinheirinho no decorrer do ano, chegas para tua/teu namorado(a) gasparense e diz,
- "que tal nós irmos em um cruzeiro nos Estados Unidos, só nós dois. Será uma grande oportunidade para conhecermos um lugar novo, uma outra cultura, fazermos novos amigos?"

Isso é o que qualquer outra pessoa diria, mas não um gasparense.

Hoje veio ao meu conhecimento que, no final do ano, sairá de Gaspar, rumo à Miami, FL, 50 casais de gasparenses, os quais de lá embarcarão, todos juntos, em um cruzeiro para o Caribe.

Sim, você leu corretamente, 50 casais de Gaspar, algo em torno de 100 gasparenses viajando juntos. Segundo informações, todos ficarão hospedados no mesmo corredor do návio.

A minha dúvida é a seguinte, o quão alienado o cara tem que ser para embarcar num troço desse? Qual o sentido de ir até os EUA, para ir num cruzeiro em que você conhece 10% daqueles que ali estão? Será que é tão díficl assim, mesmo só durante uma semana, viver em um ambiente diferente com pessoas diferentes? Deixar para trás essa vidinha mediocre que você leva? Mesmo sendo gasparense, não consigo compreender.

A única explicação que me vem a mente é que, nasci em Gaspar, mas logo em seguida mudei-me pra Ilha da Magia e lá morei por três anos. Talvez durante esse estágio inicial da vida, no qual o cérebro ainda está em formação, acabei ficando pouco tempo exposto as ondas emburrecedoras que circulam por este munícipio. Razão pela qual, apesar de ser gasparense, não consigo raciocinar como um e ver sentido na absurda empreitada supra mencionada.

Talvez algum leitor gasparense possa me explicar...

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom ressaltar que tu não namora uma gasparense.

albrecht disse...

Tu nao nasceu em gaspar, mas por uma triste conjuncao de fatores tua carteira de indentidade carrega este peso...

Mas, se tu vive na merda, quando tu sair dela vais querer levar teus amigos vermes juntos,.. deve ser isso