sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Use your mentality, wake up to reality

Não sei por quê, mas nunca me esqueço da primeira petição de progressão de regime que fiz enquanto estagiário voluntário no PRB. Lembro-me como se fosse ontem, M. J. A. era o nome do agraciado. Graças aos meus esforços, conseguimos uma progressão do regime fechado para o semiaberto, progressão que o jovem detento já fazia jus a muito tempo.
seletividade do sistema penal
O rapaz era a materialização da teoria da Seletividade do Sistema Penal, preto, pobre e jovem; vindo há pouco do interior do Paraná, o garoto logo fora preso pela prática de crime praticado contra o patrimônio alheio.

Pobre diabo, condenado a 5 anos de cana, em regime inicialmente fechado, por furtar alguns vinténs, enquanto tantos outros, mais brancos e mais obesos, quedam-se incólumes após anos surrupiando os cofres públicos e o bolso do povo.

Pois bem, um dia desses estava assistindo a um dos jornais locais na Teletela, quando veio a notícia: Jovem é morto com facada no Distrito do Garcia em Blumenau, segundo a apresentadora do jornal, dona de uma fala rápida e rosto contraído em consternação, como se querendo conciliar seus jeitos aos fatos que noticiava, o rapaz teria sido esfaqueado na frente da própria casa. Posteriormente, fiquei sabendo que fazia menos de dez dias que ele havia obtido a sonhada progressão para o regime aberto. Após reportar maiores detalhes sobre o caso, subitamente o rosto da moça transformou-se em um belo sorriso ao chamar uma matéria sobre quem havia ganho a prova do lider no Big Bosta Brasil da noite anterior.

Riscou-se mais um nome da lista, e o mundo continuou...

Um comentário:

Anônimo disse...

Vivemos em um país onde predomina a lei do mais rico, ou do mais intocavel. Infelizmente os menos favorecidos financeiramente são mais injustiçados, enquanto desviam-se bilhões na politica de nosso pais, jovens continuam morrendo ou mofando em presidios a espera de um milagre de progressão de regime.
Ridiculos e ingratos comentarios da midia que dão mais valor aos realytis shows e menos valor a vida humana pobre. Infelizmenteo lema é: "cadeia foi feita feito para preto, pobre e excluídos", enquanto os da chamada " malas, cuecas, meias etc..." desviam nosso dinheiro sem nem conhecerem cadeia quanto mais progressão de regime.
Infelizmente perdi meu filho Marlon. Perdi para a sociedade politica corrupta, perdi para as leis retrogradas e ultrapassadas, perdi para a midia que faz acepcão financeira, perdi para os Big Bostas e outros mais lembrados do que meu Marlon. Mas, ainda não perdi a Esperança de um Mundo melhor. nem que seja fora desta órbita terrestre.
Não conheço quem o defendeu perante a justiça, mas agradeço e desejo que continue defendendo os menos favorecidos financeiramente, pois, saiba que, por tras dos anonimos injustiçados, existe uma mãe, um pai, amigos e irmãos de muitos Marlons que choram pela injustiça que veem todos os dias acontecendo neste país, comandado por uma camada corrupta que ri da desgraça alheia e acrescentam seus patrimonios com os impostos deste povo pobre, desprotegido e ainda por cima zombado.
Por tras do sorriso debochado de uma jornalista falando de BBB, havia o coração partido de uma mãe chorando o fim da vida de um filho que representava seus sonhos e sua esperança.
Perdemos nosso Marlon, mas, com todo o dinheiro que outros tem ainda não poderão comprar a vida de seus filhos. Um dia eles ainda perderão seus Marlons tambem e verão que seus dinheiros e suas impunidades politicas e monetarias não serviram para comprar a vida de seus filhos.
Antonio Guiomar da Silva. Pai de Marlon Jean Araujo. Ilustre Desconhecido porém lembrado no coração dos pais e amigos.